Unpopular Opinion: 12th Doctor e Clara Oswald.

12:44 luvdoctorwho 5 Comments


Vamos começar a semana como uma opinião nada popular? Ou popular? Depende muito de como você enxerga essa história. 

O problema todo é que com a chegada da 9° temporada (que está incrível até agora) Moffat tem nos presenteado com roteiros maravilhosos cheio de momentos para gifs do Tumblr de 12th e Clara. E está ok por que as companions estão ali para despertar sentimentos no Doctor sim, elas estão ali para humanizá-lo sim, não tem nada de errado nisso. O problema é que aos meus olhos não tem nada de romance homem/mulher ou senhor do tempo/mulher ali, apenas uma GRANDE, LINDA E IMPORTANTE AMIZADE. Amizade essa que não diminui a importância da Clara para a história ou para o Doctor, pelo contrário, faz o público, esse mesmo que não gosta dela, ter quase o mesmo carinho pela personagem. Eu por exemplo que não tenho o apego por ela, nessa temporada, estou enxergando de um jeito completamente diferente. 

Qual o problema da amizade? Amizade é o sentimento mais puro que existe. Você ama (por que é um tipo de amor) sem esperar absolutamente nada em troca. Você ama pelo que a pessoa é, sem nenhum tipo de desejo rondando. É puro, quando é verdadeira. Você não espera que a pessoa mude e vice-versa. O Doctor amou Donna Noble incondicionalmente certo? Ela foi importante pra ele tanto, ou mais que as outras em algum momento. Clara Oswald está na mesma categoria. O Doctor à ama, e como ama. Como ele não amaria? Ela foi aquela que se jogou na linha do tempo dele para salvá-lo. Ela esteve com ele por todas as suas vidas com todos os seus rostos. Ela o ama, ele a ama e isso é indiscutível. Ela faz dele um Senhor do tempo melhor, ele faz dela um ser humano mais forte e sim eles se amam, mas como amigos. Ta vendo como é forte esse sentimento? Não pode ser diminuído por romance. 

É claro que existe romance em Doctor Who, meu deus, fui eu mesma que escrevi o Escolha um lado "provando?" que o 10th e Rose Tyler se amavam, é claro que existe esse tipo de amor na série. Em 2006 Russell T Davies deu uma entrevista falando que a Rose e o 10th se amavam, homem e mulher, certinho. EXISTE SIM! Não tem discussão. Porém não acho que se aplica nesse caso. 

Na minha opinião pessoal, na 9° temporada Steven Moffat está querendo nos mostrar isso: O Doctor se importa MUITO com a Clara, ela é a melhor amiga dele desde sempre, ela foi o primeiro rosto que o 12th viu, ela conheceu todos os Doctors, ela é forte, sincera, ela estava ali por eles, caramba ela importa. Nós vamos ver durante a 9° temporada o quão importante essa mulher é pra ele, pra ver ele despedaçado quando algo muito ruim acontecer com ela no final. E isso racionalmente explica o por que de tantos momentos 12th/Clara, momentos esses que são a mais pura demonstração de amizade e da importância dela. 

Para finalizar:
Faz um tempo Steven Moffat deu uma entrevista dizendo que era engraçado ver o 12th Doctor fingindo não ter afeição pela Clara, citando o próprio "Nós estamos em um momento diferente com o Doctor e a Clara nessa temporada. Faz um tempo desde que eu percebi que o 12th Doctor fingia que não gostava dela. 'Você é feia. Nojenta... para de estar sempre tão bem." em outro trecho ele diz:"Ele sempre está completamente encantado por elas, mesmo que ele finja que não." Não é certo usar essa entrevista para provar que o 12th está apaixonado pela Clara, até por que quando eu leio, só consigo entender que durante a 9° temporada, veremos um Doctor que se importa e demonstra isso, não que veremos uma grande história de amor. 

Eu sou totalmente a favor de romance entre Doctor e Companion. Tem coisa mais linda e mais profunda do que a humanidade que Rose Tyler trouxe para o Doctor? Porém, amizade também é tão lindo e profundo quanto. O Doctor ama Clara Oswald, o Doctor não quer perdê-la, mas não passa de amizade. Não tem nada de relacionamento Pai e filha também tá? mas fica pra próxima. 

Eu quero saber o que você acha, conta pra mim. Comenta aqui em baixo é fácil é rápido e eu prometo que importa muito. 
Muitos abraços pra vocês
Escrito por: Mariana Gonçalves. 

PS: Importante lembrar que essa é uma matéria minha para o site, mas não representa a opinião de todos que trabalhamos aqui. 
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Ninguém estranhava o onze com uma mulher que parecia sua mãe, mas acho aí entra o fator
    beleza. Se o 12 fosse Tom Cruise ou Brad Pitt ninguém estranharia ele beijando a Clara
    logo depois da regeneração. Mas acho que na hora da separação , deviam deixar meio
    ambíguo para cada um enxergar o tipo de amor que quiser( mas é capaz de revelarem que
    Clara era Suzan ).

    ResponderExcluir
  2. Por parte do Doutor ele é apaixonado pela Clara, no primeiro episódio do 12th tem uma cena que deixa claro isso, que é quando ele diz que Não era o namorado dela, e a Clara responde que ela nunca pensou que fosse e o Doutor responde Eu não disse que o erro foi seu. E logo depois ele fala que é o namorado dela ligando, se referindo a sua encarnação anterior.

    ResponderExcluir
  3. É fato a química estrondosa entre o 12th e Clara. Talvez por isso, pelos olhares, pelo cuidado e preocupação, nos abraços que ele aprendeu a gostar (?), no clima de flerte velado e tão, tão concreto, quase se materializando no ar que acho sim que o amor era mais que amizade. As linhas que dividem os tipos de amor são tênues demais e acho que mesmo não deixando claro esse amor, ficou perfeito do jeito que aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o doutor amava sim a clara e o que ele sentia ia sim além da amizade.

    ResponderExcluir

O seu comentário faz diferença!